clima-frio-previsao-tempo-temperatura

Você sabia que em Formosa já foi registrada temperatura de 3,9ºC?

Os formosenses estão sofrendo para se manter aquecidos com as baixas temperaturas nessa época do ano. Mas, você sabia que os termômetros já apontaram em Formosa 3,9º C em 18 de julho de 1975? Foi a menor temperatura registrada segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em seu Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP).  O dia mais quente  registrado por aqui atingiu 39 ºC e foi em 30 de novembro de 1961.

 

Esses dados são referentes ao histórico registrado oficialmente. Temperaturas de períodos anteriores não foram registrados por falta de equipamentos suficientes para aferir e registrar as temperaturas com precisão.

Neve em Brasília

Bem pertinho de Formosa, Brasília, capital federal, já chegou até a nevar. O relato histórico foi feito por Cunha de Menezes, quinto governador e capitão-general da Capitania de Goiás na obra Jornada que fez Luiz da Cunha Meneses da Cidade de Bahia… para Vila Boa Capital de Goyaz. Ele chegou em 15 de outubro de 1778 e anotou as distâncias em léguas, mas o mais impressionante, foi o relato de neve.

O impressionante fenômeno climático está na anotação realizada em 10 de outubro de 1778: “Da Bandeira a Contage de São João das Três Barras 11 léguas, a saber ao Sítio Novo 2, ao Pipiripaô, 1 e 1/2, ao Mestre d’Armas 2, e 2 ½ São João das Três Barras, sítio tão frio que no mês de junho, que é a maior forma de inverno, chega a cair neve.”

(Com informações do Correio Braziliense)

 

Comente!