Cachoeira São Felix. Foto: Goiás Turismo

Lugares para visitar no feriadão em até 300 km de Formosa

Na quinta-feira da próxima semana, no dia 15, é feriado de Corpus Christi. Uma data propícia para tirar a mochila do armário e pegar a estrada. Aqui na região de Formosa tem belíssimos atrativos, mas se a ideia é viajar nem que seja para algum lugar perto, seguem algumas dicas:

Cavalcante – 270 quilômetros de Formosa

Cavalcante fica no nordeste do Estado, na Chapada dos Veadeiros, e é um dos municípios mais antigos de Goiás. Além de uma riqueza cultural enorme, esse lugar especial também possui um patrimônio natural e pouco conhecido.

É lá que está localizada uma das cachoeiras mais lindas do brasil, a Cachoeira Santa Bárbara, que fica na Comunidade do Engenho II no Território Kalunga, visitação é feita sempre com guias. A gastronomia também é outro atrativo.

Outra cachoeira que merece uma visita é a do São Felix, que tem uma praia de areia fina, e é ótima para banho. Indicada para famílias com crianças pequenas pela facilidade no acesso. E para quem for visitar as cachoeiras, uma boa dica é deixar o almoço agendado na comunidade.

Cachoeira São Felix. Foto: Goiás Turismo

Colinas do Sul – 272,6 km

Com grande potencial turístico, Colinas do Sul é a única cidade da Chapada dos Veadeiros banhada pelo Lago Serra da Mesa e abriga ainda o encontro dos rios São Miguel e Tocantinzinho. Os atrativos locais agradam tanto quem busca por aventura quanto quem quer relaxar. Isso porque a cidade é cheia de atrações naturais como trilhas, serras, mirantes, cachoeiras, rios e lagos, além de águas termais ideais para o descanso.

Águas Termais. Foto: Goiás Turismo

Cristalina – 177 km

 

Quem visita Cristalina pode se divertir nas várias cachoeiras, córregos, lagos de água límpida e rios. O visitante também pode conferir as obras artesanais confeccionadas a partir do cristal de rocha, o próprio mineral é comercializado nas centenas de lapidações espalhadas pela cidade, sendo possível encontrar uma variedade imensa de cristais, com diferentes formas, cores e tamanhos. Os principais pontos turísticos da cidade são a cachoeira do Arrojado, Praia das Lajes, Cachoeira dos Borellas, a reserva particular Linda Serra dos Topázios, e o monumento natural Pedra Chapéu do Sol.

Banho das Lajes. Foto: Divulgação

(Com informações do Guia de Cristalina)

 

Pirenópolis – 221 km

Pirenópolis é destino consagrado na rota do turismo goiano. O charme da pequena cidade encanta os visitantes pelo conjunto de belezas naturais, boa gastronomia e energia revitalizante. Piri foi tombada pelo IPHAN em 1989 como patrimônio histórico. Se durante o dia o centro histórico já é um encanto, a noite ele ganha um toque especial das luzes de antigas luminárias.

A Rua do Lazer é um espaço encantado. Mesas e cadeiras do lado de fora, em uma rua com diversidade gastronômica.

Para os mais aventureiros não faltam opções: trilhas, montanhismo, arborismo, e rapel, etc. Uma dica é visitar as cachoeiras do Lázaro, do Rosário, da Fumaça, Meia Lua e dos Dragões.

Rua do Lazer. Foto: Agita Pirenópolis

Comente!