31290729_2063552660339638_2161820712690515968_n

Judoca formosense sobe ao pódio em campeonato brasileiro regional

Em meio às dificuldades de ser uma atleta profissional em Formosa, por falta de patrocínio, a judoca Leiliane Severino ficou subiu ao pódio no 3º lugar na categoria sênior no Campeonato Brasileiro Regional 4, que engloba os Estados do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. O campeonato ocorreu entre os dias 19 e 22, na cidade de Anápolis, a 3h30 de Formosa.

“O campeonato é de alto nível! Eu acho que me desenvolvi bem. Estou me preparando desde o ano passado, já visando a seletiva. E o resultado é muito gratificante, principalmente por ser uma cidade pequena, sem muito apoio, e pela grandiosidade do evento”, conta a judoca. Leiliane, que hoje está com 19 anos de idade, treina desde os 6, e, apesar de se dedicar ao esporte, não conta com patrocinadores. Às vezes, o que ela consegue são ajudas pontuais para participar de alguns campeonatos.

Às segundas, quartas e sextas-feiras Leiliane dedica cerca de 5 horas de treino por dia. A técnica é um dos itens mais importantes na sua preparação, já que ela não conta com suporte de nutricionista, fisioterapeuta ou outros profissionais essenciais para seu desenvolvimento de atleta. É o sensei Saulo César Ferreira que a ajuda em seus treinos em um dojo no setor Primavera.

Leiliane tem esperanças de outras mulheres passem a praticar luta seguindo seu exemplo e também pela inserção da modalidade em escolas devido a filosofia ligada a disciplina e respeito. “Já tem muita menina praticando judô, mas ainda tem preconceito, isso de que menina deve fazer dança e menino, luta”.

Essa foi apenas uma das competições que ainda vêm a seguir. A atleta, que atualmente é líder do ranking da seletiva de judô que acontece em Brasília, precisa enfrentar mais 9 etapas para virar representante do DF, disputar o nacional, e quem sabe, conquistar uma vaga para as Olimpíadas 2020.

Comente!