22007997_1833485473329066_6858191926705843423_n

Formosense é selecionado para importante mestrado na Alemanha

O formosense Matheus Opa (24) é um entre os 20 escolhidos em todo mundo para cursar mestrado em uma das mais importante escola de design, artes plásticas e arquitetura do mundo, Bauhaus, na Alemanha. O estudante conta que inscreveu o projeto Viada (B)errante sem muitas expectativas de ser chamado devido a alta concorrência e que hoje, ao receber a confirmação, ficou surpreso. Matheus é formado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília desde julho do ano passado, e em outubro deste ano, ingressará no mestrado.


Seu projeto retrata as origens, histórias, voz, trejeitos e vivências de gays no interior e a influência que o sertanejo exercem sobre eles. Além disso, também traz abordagens sobre travestis e seus espaços na sociedade. Para Matheus, é preciso que os LGBT sejam aceitos de espaços em que são expulsos, como Formosa, por exemplo. “Fui repreendido durante toda minha vida em Formosa, com violências sutis que me permitiram ser quem eu sou hoje e minha arte é isso, fruto da repressão. As opiniões reacionárias acham que tão colocando barreira em nós, mas mal sabe, que com graça e elegância, quebramos essas barreiras tijolo por tijolo”, explica.

Para conseguir se sustentar na Alemanha, o estudante precisará levantar uma quantia de dinheiro para suprir seus gastos iniciais, e, apesar do apoio de sua família, Matheus não possui recursos para passar uma temporada na Europa. Sua intenção é que assim que chegar na Alemanha consiga um emprego de meio período. Quem quiser ajudar com qualquer quantia em dinheiro pode doar por meio de uma vaquinha online no site https://www.kickante.com.br/campanhas/matheus-cerrado-na-bauhaus

Comente!