32215416_2080333081994929_3574432776285323264_n

Fé e emoção ao ouvir a música “Bandeira do Divino”

Quando um novo dia estiver surgindo, ainda no escuro da noite, uma batida musical acordará Formosa, anunciando que a visita do Divino Espírito Santo chegou. A partir das 4h da madrugada desta sexta-feira (11), a Bandeira do Divino, música do compositor Ivan Lins e interpretada por um dos maiores cantores brasileiros, Sérgio Reis, será tocada no carro de som durante o cortejo que percorre  bairros da cidade (veja abaixo).

O sentimento dos fiéis é quase inexplicável, mas tem uma forte relação com sentir a presença do Espírito Santo. Para a católica Geyse Dayane essa música também traz recordações de fé da mãe que já partiu, mas que a levava sempre nas missas, e hoje, ela é devota do Espírito Santo. “Quando ouço essa música vem todas emoções misturadas. Participo de todas as missas da novena e vejo como Formosa é reabastecida de fé com essa festa e esse é um combustível para prosseguir o ano sem desanimar. Desde 2008 quando eu trabalhava perto da Catedral ouvia eles passando o som para iniciar a missa, e aquela canção me fez arrepiar, hoje sei que era o Espírito Santo usando daquilo para me levar para mais próxima dele, foi uma sensação maravilhosa e um encontro lindo que nunca mais deixei de sentir”, explica.

Essa emoção é compartilhada por vários devotos que contam sobre como se sentem cheios da presença do Divino Espírito Santo que chega a ter vontade de chorar. A fiel Silvana Patriota conta que a música mexe muito com seu ser e que ela assimila isso ao amor de Jesus, “é o espírito santo descendo em nós, nos fazendo crescer e nos renovando. E essa festa só ocorre por Ele, porque têm muitos desafios na realização da festa, mas que no dia tudo ocorre perfeitamente, coisa de Deus!”.

História da música

A música é de autoria de Vitor Martins e Ivan Lins e foi lançada em 1978, fazendo parte do álbum Nos Dias de Hoje de Ivan. Ela fala sobre a sensação dos devotos ao receber a visita da bandeira do Divino Espírito Santo em suas casas, despertando atos de caridade e também relembrando os fatos da História de Jesus, como seu nascimento e ressurreição.

A visita da bandeira do Divino é uma tradição muito presente em Formosa. A folia do Divino ocorre 50 dias após a Páscoa em alusão ao dia de Pentecostes, data que segundo a tradição bíblica, o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos de Cristo.

 

Confira a rota 

Saindo da Catedral pega a Avenida Ângelo Chaves,

Rua Modesto de Melo

rua 01 (frente do antigo posto Madalena)

Avenida Circular

Rua 08

Avenida B

Avenida Circular A

Avenida DNER

Avenida posto agropecuário

Rua Jesuíno Malheiros

Rua Valeriano de castro

Rua Antônio Dutra

Avenida anhanguera

Avenida emílio povoa / avenida 6.
Avenida 6

Avenida dos bombeiros

Avenida A

Avenida Ferroviária E

 

 

Comente!