foto: Ion David / Travessia Ecoturismo

Cachoeira descoberta recentemente em GO é maior que Salto do Itiquira

Os 168 metros de queda d’água do Salto do Itiquira, localizada em Formosa, deram a essa cachoeira o título de maior queda livre acessível do País, porém, uma descoberta recente apontou que a Cachoeira do Label, a 25 km de São João d’Aliança supera em 19 metros o Salto do Itiquira, com cerca de 187 metros de altura. A expectativa é de existem outras cachoeiras na região que sejam maiores que ela.

Ion David / Travessia Turismo

De acordo com informações do site Correio Braziliense, um grupo de pessoas acompanhado pelo guia turístico e fotógrafo Ion David Zarantonelo, sobrevoou a área para fazer imagens aéreas da Serra do Paranã, e, em seguida resolveram fazer o reconhecimento da região por terra, mas a descoberta sobre o tamanho da queda só ocorreu no início de 2017.

A cachoeira está localizada na Reserva Bellatrix, em uma área Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em São João d’Aliança, na região da Chapada dos Veadeiros, há 113 km de Formosa (Cerca de 1h25 de carro). Para chegar até lá basta pegar a GO-430 e depois a BR 010 até o destino.

Para chegar até a queda d’água há uma trilha de 1,8km com dificuldade moderada, sendo que os últimos 200 metros são mais complexos, entretanto, pode ser feito por pessoas acompanhadas de crianças.

Moradores da região já conhecem a cachoeira desde a década de 80, mas a abertura ao público só ocorreu em 29 de janeiro deste ano. A ideia de um dos proprietários da região é tornar o local popular, mas mantê-lo preservado. “Esta área fazia parte dos atrativos da Chapada dos Veadeiros, mas era meio abandonada. Nosso trabalho é para promover o turismo sustentável e a preservação da área”, comentou.

 

Com informações do Correio Braziliense

Comente!