asa-delta

Campeonato Mundial de Asa Delta, sediado em Formosa e Brasília, reúne pilotos de 29 países

O céu de Formosa ficou colorido de Asas Delta que decolaram da rampa do Vale do Paranã durante a abertura do Campeonato de Asa Delta edição 2017, que aconteceu no último domingo (6) e seguirá até o dia 19. Pilotos de 29 países devem participar desse evento e fala-se até que Formosa divide com Brasília o título de Havaí do voo livre devido às características propícias para o esporte. O evento é sediado por Brasília, onde acontecerá as aterrissagens, assim como em municípios vizinhos.

O presidente da Confederação Nacional de Voo Livre, Chico Santos, ressaltou a importância da rampa, que é uma das poucas do mundo que está recebendo o campeonato mundial  pela segunda vez. “Isso é uma honra! Pra vocês verem a importância deste momento e deste sítio de voo que vocês têm aqui. Vamos aproveitar esse evento para perpetuar essa rampa do voo livre como um monumento tanto da Asa Delta quanto do Parapente”.

Um dos grandes desejos dos pilotos de Brasília e Formosa é que a rampa seja desapropriada, já que a área está em solo formosense. Na ocasião, o prefeito de Formosa noticiou aos pilotos que as medidas já estão sendo tomadas para garantir a titularidade da área.A notícia foi recebida pelos presentes com grande alegria. “Primeiro iremos resolver a questão da titularidade, depois vamos definir como investir. Para nós essa é uma rica oportunidade para que todo o Brasil conheça Formosa. É do interesse do município que esse esporte se consolide e se torne um patrimônio público municipal”.

Os voos não tem horário correto para decolagem, pois depende de condições meteorológicas, mas os interessados em assistir as decolagens podem ir até a rampa do Vale do Paranã.

 

Piloto decola de Formosa e quebra recorde de distância

Presente no evento, o piloto brasiliense Gabriel Seraphim foi condecorado com placas da Prefeitura de Formosa, da Câmara Municipal e um cheque no valor de mil reais dado por empresários formosenses devido a quebra do recorde em voo livre de distância na região Centro Oeste. Durante o voo, o recordista percorreu 310,3 km de distância, decolando de Formosa às 11h23 e pousando em Mossâmedes às 18h14, colocando a rampa de São Pedro na quinta posição entre as recordistas em distância no Brasil.

 

Comente!